22 Mai 2016

Elite da informática reunida em Setúbal

Evento conta com a presença do Secretário de Estado da Educação, João Costa, e da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Catarina Marcelino

Setúbal será anfitriã da elite do mundo informático português durante os próximos dia 3 e 4 de Junho – as datas da realização do Ciclo de Conferências da E-TECH PORTUGAL ’16.

Esta feira tecnológica, que vai ter lugar no espaço da Escola Secundária D. João II, e cuja entrada é gratuita, será coroada com um Ciclo de Conferências subordinado ao tema da Empregabilidade Digital, com vários painéis disponíveis.

Logo no dia 3 de Junho, sexta-feira, após a sessão de abertura, pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, Fernando Carvalho Rodrigues, o “pai” do satélite português, dá início aos trabalhos com o tema “Trabalhar para nascidos e fabricados”.

De seguida, debate-se o lugar das Tecnologias de Informação e Comunicação e Eletrónica (TICE) na Economia e na Europa e até que ponto estamos preparados para o impacto que se espera, com o tema “2020 Odisseia Digital Portugal estará preparado?”. Carlos Zorrinho (Deputado Europeu) apresenta uma sessão moderada por Pedro Oliveira (Diretor Exame Informática); os intervenientes serão José Carlos Caldeira (Presidente do Conselho de Administração da ANI), Miguel Fernandes (Executive Director da EY), Pedro Veiga (Centro Nacional de Cibersegurança), e Miguel Jorge de Campos Cruz (Presidente IAPMEI).

Para debater os resultados na aposta na Qualificação e Requalificação para Emprego em TIC, e na nova geração de Empreendedores teremos a temática “Empreendedorismo Digital, It’s a Kind of Magic?”. Frank Ihringer (Fundador da Infra Support Ibéria) será o speaker, numa sessão moderada por Luísa Carvalho (Universidade Aberta). O painel conta com as intervenções de Luís Miguel Flores (Diretor de Engenharia da Introsys – AISET), Luís Calado (Technical Evangelist – Microsoft), Pedro Dominguinhos (Presidente Instituto Politécnico de Setúbal) e Francisco Fonseca (Vice-presidente da ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários).

Para sábado, dia 4, o tema “Recursos Tecnológicos na Educação – Moda ou Necessidade?” traz à tona a discussão sobre a pertinência do uso de recursos educativos mormente baseados em soluções tecnológicas, e até que ponto a sua exploração é adequada. Destaca-se a participação de Luísa Caravela de Oliveira (Diretora Adjunta – IEFP Setúbal), Miguel Figueiredo (Professor), Vânia Neto (Diretora Microsoft), João Couvaneiro (Professor), João Baracho (Diretor Executivo CDI Portugal) e Fernanda Ledesma (Presidente ANPRI – Associação Nacional de Professores de Informática). Neuza Pedro (Professora) é a oradora, numa sessão moderada por Carlos Cunha (Professor Coordenador Projeto SAF).

Na senda da previsão da CPED da criação de 15 mil empregos no sector até 2020, focamos as nossas atenções na empregabilidade digital com as intervenções de Rui Parente (Coordenador IEFP), João Manuel Ferreira Calado (Professor Coordenador ISEL), Pedro Félix Mendes (Territory Manager @ Google for Work) e José Vitor Pedroso (Diretor-Geral da Educação). Ana Cláudia Valente (CEPCEP – Universidade Católica Portuguesa) será a speaker, numa sessão moderada por Ana Martins (Jornalista).

A par da empregabilidade digital, não deixa de ser atual a pertinência da igualdade de género num mundo marcada e reconhecidamente vincado pela presença masculina. “As TICE têm Sexo?” é a questão que se impõe, e será apresentada por Cristina Archer (Diretora IBM), moderada por Natividade Coelho (Diretora CDSS de Setúbal), e contando com as perspetivas de Rui Ribeiro (Gestor Serviço Técnico FCT|FCCN), Luís Correia (Professor), Teresa Chambel (Professora), Nancy Brito (Consultora) e Clara Celestino (HR Manager – Microsoft Portugal).

A fechar, o professor João Correia de Freitas aborda o rumo das TICE, no tema “Tecnologias, para onde caminhamos? – Perspetivas e Estratégias”.

O Ciclo de Conferências fica concluído com a sessão de encerramento, na qual estarão presentes e farão uso da palavra Catarina Marcelino, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, João Costa, Secretário de Estado da Educação, e Fernanda Ledesma, Presidente ANPRI – Associação Nacional de Professores de Informática.

O coordenador do projeto, Tiago Oliveira, salienta a oportunidade que este evento representa: “conseguimos reunir em Setúbal a elite do mundo informático português, e nesse aspeto já colocámos o nome da E-TECH PORTUGAL ‘16 no panorama nacional”. “Estamos a entrar na recta final das inscrições, com uma casa quase cheia, e talvez seja o momento de fazer o apelo a todos os interessados – reservem o vosso lugar, porque esta é uma oportunidade única. É o maior evento do género no sul do país, e as expectativas são bastante elevadas.”

O Ciclo de Conferências da E-TECH PORTUGAL ’16 é um evento creditado para professores, ao abrigo do Decreto-Lei n.º 22/2014, com certificação da DGERT, e necessita de inscrição prévia.

A entrada para a Feira Tecnológica, que decorrerá nas instalações da Escola Secundária D. João II em Setúbal, é gratuita.

Esta evento resulta da organização conjunta da E-CODE {escola de programação} e da ANPRI – Associação Nacional de Professores de Informática, contando com parceiros de renome, como sejam a Google, a Microsoft, a IBM, o IEFP, o IAPMEI, a Direção-geral de Educação, a Agência Nacional de Inovação, a Câmara Municipal de Setúbal, a ANJE, o Instituto Politécnico de Setúbal, a CDI Portugal, a Universidade de Lisboa, a Porto Editora, a Promethean, a APDSI, apenas para nomear alguns.

Inscrições aqui: http://e-tech.pt/inscricoes/

0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.