06 Mai 2016

Setúbal recebe o maior evento tecnológico a sul do tejo

Nos dias 3 e 4 de Junho, Setúbal vai ser a casa do maior evento tecnológico a sul do Tejo – a E-TECH PORTUGAL ’16 –, uma Feira Tecnológica com Workshops, Stands Temáticos, Demonstrações de Produtos e Serviços, Atividades para famílias e jovens, Concursos de Robótica, Torneios de Minecraft, Counterstrike e Fifa16, e uma Conferência de especialistas, este é o primeiro evento do género em Setúbal, e pretende tornar-se um evento de referência a nível nacional. A entrada na Feira Tecnológica é gratuita.

O grande objetivo deste evento é trazer ao debate a importância do sector das TICE em Portugal – um sector em crescimento, com um peso cada vez maior na economia do país –, divulgando a Empregabilidade Digital como aposta no futuro. Nesse sentido, paralelamente à Feira Tecnológica, vai ter lugar um Ciclo de Conferências sob a temática da Empregabilidade Digital, que trará a Setúbal CEOs de multinacionais de topo, investidores, investigadores e profissionais

Durante os 2 dias do evento, irão passar pelo espaço da Escola Secundária D. João II nomes de vulto na área da ciência e tecnologia, como é o caso do professor Fernando Carvalho Rodrigues, o “pai” do satélite português, Frank Ihringer, fundador da Infra Support Iberia, Cristina Archer, diretora IBM, Miguel Fernandes, executive director da EY, Vânia Neto, diretora Microsoft, Pedro Félix Mendes, Territory manager da Google for Work, Pedro Veiga, do Centro Nacional de Cibersegurança, Clara Celestino, HR Manager da Microsoft Portugal, Pedro Oliveira, diretor da Exame Informática, Fernanda Ledesma, Presidente da Associação Nacional de Professores de Informática, João Correia de Freitas, professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT), João Baracho, Diretor Executivo CDI Portugal, entre outros.

Também os órgãos de governo e administração estarão representados, quer a nível nacional, com destaque para João Costa, Secretário de Estado da Educação, José Vítor Pedroso, Diretor-geral da Educação, Miguel Jorge de Campos Cruz, presidente do IAPMEI, José Carlos Caldeira, Presidente do Conselho de Administração da ANI, quer a nível local, com Maria das Dores Meira, presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Natividade Coelho, Diretora da Segurança Social de Setúbal, Luísa Oliveira, Diretora-Adjunta Centro Emprego Formação Profissional de Setúbal, Pedro Dominguinhos, presidente do Instituto Politécnico de Setúbal e a nível europeu com a presença de Carlos Zorrinho, eurodeputado.

As famílias terão lugar assegurado na feira tecnológica, tendo à sua disposição workshops, demonstrações de produtos e serviços, para além dos cerca de 20 expositores que apresentarão o que de topo se faz em Portugal e no Mundo. Há ainda a oportunidade conhecer mais de perto a Sala do Futuro da Direção-geral da Educação ou assistir aos Workshops gratuitas da Microsoft (Office 365 e Sway) ou a Workshops de Impressão e Modelação 3D e de Realidade Virtual.

Destaque especial para a presença do Museu dos Videojogos, que trará consigo mais de 20 consolas e jogos “de outros tempos” – uma oportunidade para mostrar aos mais novos como eram passadas horas de diversão, ou pura e simplesmente para passar um bom momento a jogar.

A entrada para a Feira Tecnológica, que decorrerá nas instalações da Escola Secundária D. João II em Setúbal, é gratuita.

Esta evento resulta da organização conjunta da E-CODE {escola de programação} e da ANPRI – Associação Nacional de Professores de Informática, contando com parceiros de renome, como sejam a Google, a Microsoft, a IBM, o IEFP, o IAPMEI, a Direção-geral de Educação, a Agência Nacional de Inovação, a Câmara Municipal de Setúbal, a ANJE, o Instituto Politécnico de Setúbal, a CDI Portugal, a Universidade de Lisboa a Porto Editora, a Promethean, a APDSI, apenas para nomear alguns.

 

 

0 Comment

Leave a Comment

Your email address will not be published.