Ana Martins
Jornalista
Empregabilidade Digital
Devemos sensibilizar toda a sociedade para o digital face à sua relevância no nosso desenvolvimento futuro e à carência de profissionais qualificados nesta área.
Apresentação:
Empregabilidade digital e os desafios da educação e formação em TICE em Portugal
Ana Cláudia Valente
As múltiplas atividades que se desenvolvem em torno das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) constituem em Portugal uma base de criação de emprego com um potencial muito significativo. No entanto, há vários anos que se regista uma escassez de especialistas e técnicos qualificados nestes domínios.
Apesar das várias iniciativas europeias no sentido da superação deste “ICT skills gap”, as mais recentes projeções de necessidades e de oferta de mão-de-obra em TIC, no horizonte de 2020, apontam claramente para sua continuidade na Europa. Aproveitar este potencial de criação de emprego qualificado é, contudo, indispensável, sobretudo num momento em que o desemprego jovem tem vindo a atingir níveis muito elevados e o desemprego entre os licenciados a aumentar.
É nesta perspetiva que dois estudos recentes, promovidos pela Coligação Portuguesa para a Empregabilidade Digital, procuram equacionar um conjunto de estratégias para contrariar a procura limitada e em decréscimo de cursos em Ciências Informáticas e descobrir novos públicos para as TICE, quer através da motivação e orientação de jovens em fases decisivas do seu percurso educativo, quer da requalificação de desempregados.